terça-feira, 9 de novembro de 2021

Flaira Ferro - Cordões Umbilicais (2015)

 

Disco de estreia da cantora e compositora pernambucana Flaira Ferro. O álbum tem arranjos inspirados nos ritmos brasileiros, em diálogo com elementos das músicas pop, eletrônica e erudita. Em entrevista ao blog Eufonia Brasileira, Flaira disse: "Embora eu tenha uma relação muito forte com a música e os ritmos brasileiros, eu não tenho esse discurso de que só porque você é brasileiro você tem que gostar da música brasileira. Eu acho que a gente vive em um mundo onde o acesso à informação e a outros estilos de música estão cada vez mais fáceis, então é importante escutarmos referências musicais de tudo quanto é ordem, de tudo quanto é estilo, e assim descobrirmos do que a gente gosta. Eu particularmente amo música brasileira, ela está sempre influenciando minhas canções e meu jeito de compor. O que na verdade eu lamento na situação, de modo geral, da música nacional, é que ela não é tão estimulada quanto outros estilos. Tem uma indústria aí que faz o cidadão comum ter um acesso muito limitado de músicas nacionais, e, isto é, canções que tocam nas rádios, televisão, trilhas de novelas. O gosto dessas pessoas vai sendo moldado a partir das referências que chegam até elas. O que sinto falta é que a riqueza do que é produzido aqui não é levado proporcionalmente ao brasileiro, e isto realmente, eu lamento. Temos uma miscigenação e uma combinação de identidades muito distintas uma da outra, isto é muito rico e não chega a grande maioria dos brasileiros. A música que é produzida aqui é sim muito rica e é uma música que dá senso de pertencimento e identidade. É colo, é afeto. A música que nasce na nossa terra tem uma história, uma ancestralidade, que acho muito importante para qualquer indivíduo de modo geral. Acho que a música brasileira é desvalorizada sim, mas pelos meios de comunicação de massa. Deveria ter mais acesso para o ouvinte escolher se gosta ou se não gosta a partir do que ele escuta, e não ficar ali só em um repertório limitado, do que chega até ele, de um determinado estilo musical." 
Taí: por isso aqui você escuta Flaira Ferro, Douglas Germano, Lucas SanttanaIsadora Melo, Russo PassapussoPedra BrancaHermes, IsaarÀvuà, Fernando MaranhoLenis Rino, Glaucia Lima, Luedji Luna, Samuca e a Selva, Zé Manoel, Bïa, Júlia Vargas, Kiko Dinucci, Juçara Marçal, Karina BuhrBarro, Fernando Moura & Ary DiasMarquinho Mendonça, Pietá, Baleia, Oritá, Passo TortoMoisés SantanaVerônica Ferriani, Xênia França, Mila Maio, Elaine Anunan e tantos outros com música de altíssima qualidade que não chegam, e se chegam,  não têm o destaque merecido nas rádios e Tvs...
Saiba mais sobre a cantora no Facebook

Faixas:
1. A novidade ao lado (música e letra - Flaira)
2. Lafalafa (letra: Flaira / música: Alencar Martins)
3. Me curar de mim (música e letra : Flaira) 
4. Bom dia, doutor (música: Flaira / letra: Ulisses Moraes) 
5. Cordões umbilicais (Flaira e Igor Bruno) 
6. Contra-regra (Flaira e Alencar Martins)
7. Templo do tempo (Flaira e Igor Bruno)
8. Atriz, cantora ou dançarina? (Flaira) 
9. Mundo invisível (Flaira, Igor Bruno e Flavia Ferro)
10. Pondera (Música: Flaira / letra: Camila Moraes) 
11. Filhos (Fernando Ferro)




Nenhum comentário:

Postar um comentário