quarta-feira, 1 de maio de 2019

Série Clássicos: Rita Lee & Tutti Frutti - Fruto Proibido (1975) e Entradas e Bandeiras (1976)

Estamos perto de alcançar os 500.000 acessos e, para comemorar, inauguramos a Série Clássicos, com álbuns fundamentais da música nacional e internacional (que ainda não estão aqui...)

Rita Lee & Tutti Frutti - Fruto Proibido (1975)


Grande clássico do rock nacional! Após ser expulsa dos Mutantes, Rita Lee viveu muitas loucuras pelo mundo afora até que resolveu investir em sua carreira musical, no início dos anos 70. Depois de formar uma dupla com Lúcia Turnbull (As Cilibrinas do Éden), no estilo folk rock, as duas incorporaram os integrantes de uma banda chamada Lisergia, formando então a Tutti Frutti (nome sugerido por Antônio Bivar). Gravaram em 1974 o disco Atrás do Porto Tem uma Cidade, que emplacou os singles Menino Bonito e Mamãe Natureza. Em sua autobiografia, entretanto, Rita Lee diz que foi um "disquinho pra lá de malfeito" e que só fez um trabalho realmente profissional após a proposta da então novíssima gravadora Som Livre, que lhe deu liberdade total. Foi então que saiu o álbum Fruto Proibido,  considerado sua obra prima e um dos álbuns mais importantes da história do rock nacional. Com ótimas composições e performances instrumentais primorosas, o disco teve a seguinte formação: Rita Lee (vocais, violão e sintetizador), Luis Sérgio Carlini (guitarra, violão e gaita), Lee Marcucci (baixo), Franklin Paolillo (bateria) e Guilherme Bueno (piano), além da sensacional colaboração de Manito, músico da banda Os Incríveis, que, entre outras participações, tocou o incrível solo de flauta de Pirataria e sax em Esse Tal de Roque Enrow. Na época, o disco teve uma péssima avaliação do então crítico musical Maurício Kubrusly no Jornal da Tarde, o que não impediu o sucesso e o estouro de várias músicas do disco nas paradas (Ovelha Negra, Esse tal de Roque Enrow, Agora só falta você)  - minha faixa preferida no entanto é Pirataria, com seu incrível solo de flauta - e a consagração de Rita Lee como a rainha do rock nacional. A injustiça foi reparada depois, quando a revista Rolling Stone classificou o álbum em 16º lugar entre os 100 maiores discos da música brasileira. Leia mais sobre o álbum aqui.

Faixas:
1. Dançar Pra Não Dançar (Rita Lee)
2. Agora Só Falta Você (Rita Lee/Luis Carlini)
3. Cartão Postal (Rita Lee/Paulo Coelho)
4. Fruto Proibido (Rita Lee)
5. Esse Tal de Roque Enrow (Rita Lee/Paulo Coelho)
6. O Toque (Rita Lee/Paulo Coelho)
7. Pirataria (Lee Marcucci/Rita Lee)
8. Luz del Fuego (Rita Lee)
9. Ovelha Negra (Rita Lee)






Rita Lee & Tutti Frutti - Entradas e Bandeiras (1976)



Este ótimo álbum, que dá sequência ao Fruto Proibido, tem faixas incríveis como Corista de Rock  e Coisas da Vida (duas das melhores canções de Rita Lee, a meu ver), dessa vez com Sergio Della Monica na bateria. A faixa Departamento de Criação parece uma resposta às críticas ao disco anterior: "Mas que falta de imaginação / eu não / meu departamento é de criação" - é o refrão da música. Leia mais sobre este álbum aqui.

Faixas:
1. Corista de Rock (Luís Carlini / Rita Lee)
2. Lady Babel (Lee Marcucci / Luís Carlini / Rita Lee)
3. Coisas da Vida (Rita Lee)
4. Bruxa Amarela (Paulo Coelho / Raul Seixas)
5. Departamento de Criação (Lee Marcucci / Luis Carlini / Rita Lee)
6. Superestafa (Lee Marcucci / Luis Carlini / Paulo Coelho)
7. Com a Boca no Mundo (Tico-tico) (Lee Marcucci / Luis Carlini / Rita Lee)
8. Posso Contar Comigo (Lee Marcucci / Luis Carlini / Paulo Coelho)
9. Troca-Toca (Rita Lee)





Confira aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário