"Lee Harvey Osmond tem mais camadas do que uma torta vienense, mas ainda se mantém coeso, com os vocais suaves e cremosos do vocalista Tom Wilson perfeitamente reforçados pela banda. ... Neste álbum, a apresentação começa com um cover de Oh Linda, de Gordon Lightfoot, e a faixa despojada e com baixo pesado é um ótimo primeiro prato. Segue-se um arranjo envolvente de vocais em duas camadas sobre um ritmo austero e uma gaita animada em Devil's Load. ... Os seguidores da banda desde A Quiet Evil, indicado ao Polaris Prize em 2009, se sentirão em casa com faixas como Big Chief e, embora o devaneio se insinue em Honey Runnin', o processo é agitado com rajadas de guitarra irregulares (Leave the House) e windrock jazzístico (Freedom)." (Consequence)
terça-feira, 7 de outubro de 2025
Lee Harvey Osmond - The Folk Sinner (2013)
terça-feira, 30 de setembro de 2025
Noble Watts - Return of The Thin Man (1987)
Nascido em DeLand, Flórida, Noble Watts (1926-2004) estudou violino e trompete na juventude, mudando posteriormente para saxofone. Recebeu formação musical na Florida A&M, onde tocou na banda marcial da escola com o futuro saxofonista Cannonball Adderley. Contratado para tocar com os Griffin Brothers após a faculdade, Watts iniciou sua carreira profissional. Durante a década de 1950, trabalhou com Lionel Hampton, Paul "Hucklebuck" Williams, Dinah Washington, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly, Chuck Berry, os Everly Brothers e outros. (Wikipedia) Após vários anos de pausa, retornou em 1987 com Return of the Thin Man.
1. Skunky
2. Slow Draggin'
3. Confusion
4. Burn Creepers, Burn
5. Bad Bitch
6. Look Under The Wing
7. Slop Bucket
8. Nobility
9. Blow Your Horn
10.Red Beans & Rice
terça-feira, 23 de setembro de 2025
Rio 65 Trio (1965)
O Rio 65 Trio foi um dos mais importantes grupos de samba-jazz brasileiros, formado em 1965 na cidade do Rio de Janeiro. Com a virtuose de Dom Salvador no piano, Sérgio Barrozo no baixo e Edison Machado na bateria, o álbum conta com incríveis composições de Dom Salvador, como Meu Fraco é Café Forte.
1. Meu Fraco é Café Forte (Salvador Silva Filho)3. Farjuto (Salvador Silva Filho)
4. Desafinado (Antonio Carlos Jobim, Newton Mendonça)
5. Sonnymoon For Two (Sonny Rollins)
6. Espera De Você (José Luiz de Oliveira, Salvador Silva Filho)
7. Mau, Mau (Art Farmer)
8. Tem Dó (Baden Powell, Vinicius de Moraes)
9. Azul Contente (Walter Santos)
10. Manhã de Carnaval (Antônio Maria, Luiz Bonfá)
11. Aruanda (Carlos Lyra, Geraldo Vandré)
12. A Minha Namorada (Carlos Lyra, Vinicius de Moraes)
terça-feira, 16 de setembro de 2025
Hermeto Pascoal - Hermeto (1970)
Homenagem ao grande mago da música instrumental brasileira, falecido no último dia 13. Este foi seu primeiro álbum solo, lançado em 1970 nos Estados Unidos, com produção de Airto Moreira e Flora Purim. O disco é um marco pela fusão de diversos estilos musicais - unindo elementos do jazz à música brasileira, como bossa, samba e forró, a participação de músicos como o baixista Ron Carter, e pelo uso de arranjos experimentais, como a gravação de melodias em garrafas afinadas. A incrível faixa Velório é precursora do experimentalismo e genialidade do músico.
Faixas:1. Coalhada (Yogurt)
2. Hermeto
3. Guizos (Bells)
4. Flor do Amor
5. Alicate (Pliers)
6. Velório (Mourning)
7. As Marianas (The Marianas)
8. Fabiola
terça-feira, 9 de setembro de 2025
Augusta Barna - Sangria Desatada (2022)
Mineira, de Contagem, Augusta Barna fez grande estreia com seu disco autoral Sangria Desatada. "Segundo Augusta, suas obras são 'música de gente que transborda. Transborda, porque é exagero. É tanta coisa que não cabe em lugar algum e, assim, derrama'. Suas referências estão no samba, nos ritmos africanos, no funk, no hip hop, no pop e na MPB. As principais inspirações da artista são Elis Regina e Elza Soares. Em arranjos que misturam instrumentos acústicos e batidas eletrônicas, Sangria Desatada faz referência ao jeito de ser ansioso e dramático de Augusta." (UFMG)
Faixas:1. Olhares
2. Acaju
3. Chegada
4. Apaga a Luz
5. Ganhar
6. Ficar Só
7. Apareceu
8. Homem Manifesto
9. Desobedeça
10. Sangria Desatada
terça-feira, 2 de setembro de 2025
Caê - A Nave de Odé (2016)
"Serrinha, Congo e Kingston. Em seu segundo disco, A nave de Odé (independente, 2016), Caê cria um mapa geográfico imaginário explorando diálogos entre linguagens e influências da música brasileira, africana e jamaicana, inspirado na figura mitológica do orixá Odé, arqueiro caçador e guardião das matas e da humanidade. Produzido e arranjado pelo próprio Caê, o disco tem a participação de músicos da cena contemporânea paulistana, como o saxofonista Thiago França, o baterista Sergio Machado, o tecladista Maurício Fleury, além da participação especial da cantora Juçara Marçal, na canção Zambê. As gravações foram feitas no final de 2015, em São Paulo, no estúdio Ori. A arte gráfica é assinada pelo designer Maurício Zuffo Kuhlmann, o MZK. Cantor e multi-instrumentista, Caê assina dez faixas inéditas, das doze que compõem o disco, e ainda explora sonoridades vanguardistas na interpretação da canção Eu canto música de amor, do compositor paraibano Pedro Osmar, que encerra o álbum em arranjo solo descontínuo, com voz e guitarra, navegando nas texturas polifônicas e nos ruídos do sax de Thiago França. A vinheta Omodé, que signifíca criança, em Yorubá, completa o repertório." (www.cae.art.br)
1. Zambê
2. Incompletos
3. O Caçador E A Flecha
4. Tão Blue
5. Cecília Do Cambuci
6. Bim-Bim-Bim
7. Omodé
8. A Nave De Odé
9. Lado Místico
10. Talismã
11. Serrinha, Congo E Kingston
12. Eu Canto Música De Amor
terça-feira, 26 de agosto de 2025
Junior Parker - Love Ain't Nothin But A Business Goin' On (1970)
Álbum de 1970 muito elogiado, originalmente intitulado The Outside Man, conhecido por sua soberba mistura de blues, soul e funk, e por apresentar covers inovadores dos Beatles, como Taxman, Lady Madonna e Tomorrow Never Knows. O álbum é elogiado por sua qualidade atemporal, excelente som e influência no hip-hop por meio de samples de artistas como Cypress Hill e De La Soul. (IA)
1. Love Ain't Nothin' But A Business Goin' On (Bobby Adams)
2. The Outside Man (Van Leer, Moore, Parker)
3. Darling Depend On Me (D.Robey, F.Washington)
4. Taxman (George Harrison)
5. Rivers Invitation (Percy Mayfield)
6. I Wonder Where Our Love Has Gone (Buddy Johnson)
7. Just To Hold My Hand (Don Robey)
8. You Know I Love You (R.King, J.Taub)
9. Lady Madonna (Lennon, McCartney)
10. Tomorrow Never Knows (Lennon, McCartney)
terça-feira, 19 de agosto de 2025
Earl Hooker - There's a Fungus Among Us (1972)
"Este raro LP vintage de Earl Hooker está repleto de instrumentais de blues de alta qualidade e arranjos com toques de soul. Algumas músicas conhecidas de blues e soul são regravadas aqui, incluindo Dust My Broom e Hold On, I'm Coming. Esta reedição de 2006 vem com a arte original criada pelo quadrinista underground americano Robert Crumb." (Rough Trade)
1. Dust My Broom
2. Hot And Heavy
3. The Screwdriver
4. Bertha
5. The Foxtrot
6. End Of The Blues
7. Walkin' The Floor
8. Hooker Special
9. Something You Ate
10. Two Bugs In A Rug
11. Hold On I'm Coming
12. Off The Hook
terça-feira, 12 de agosto de 2025
Little Feat - Dixie Chicken (1973)
Dixie Chicken é o terceiro álbum da banda Little Feat, lançado em 1973. É considerado um álbum clássico, apontado como um destaque da carreira da banda e um ponto alto do rock em geral. "Com a saída do baixista original Roy Estrada, os outros membros fundadores, Lowell George, Bill Payne e Richie Hayward, se uniram ao guitarrista Paul Barrere, ao percussionista Sam Clayton e ao baixista Kenny Gradney. Produzido por Lowell George – na época o principal compositor, vocalista e guitarrista do Little Feat –, o elo entre os seis integrantes era notável por sua união. " (Glide Magazine)
Faixas:2. Two Trains (Lowell George)
5. Kiss It Off (Lowell George)
7. Walkin' All Night (Paul Barrère, Bill Payne) - vocais: Barrere, Payne
8. Fat Man in the Bathtub (Lowell George)
terça-feira, 5 de agosto de 2025
Errol Linton - No Entry (2020)
Blues tradicional com faixas de ska. "A banda é de primeira, com o atual baterista do Specials, Kenrick Rowe, o pianista Petar Zivkovic, o baixista Lance Rose e o guitarrista Adam Blake." (Get Ready to Rock!)
Faixas:1. No Entry Blues
2. Fools for Love
3. Sad & Lonesome
4. Rain in Your Life
5. So Many Women
6. Excerpt from Brixton Rush Hour Boogaloo
7. Speak Easy
8. Howlin' for My Darlin'
9. Love You True
10. Got to Move
11. Big Man's Gone (I'm On my Way)
terça-feira, 29 de julho de 2025
Salomão Soares, Vanessa Moreno - Yatra-Tá (2021)
Vanessa Moreno: "cantora que tem refinamento e ritmo, exala brasilidade e é a expressão musical dos novos tempos” (Augusto Diniz). Salomão Soares, pianista, arranjador e compositor, já gravou ou dividiu o palco com grandes artistas da música brasileira como Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda, Toninho Horta e Toninho Ferragutti (com quem gravou um disco em duo), entre tantos outros. A dupla está lançando em 2025 o álbum Outros Ventos, mas Os Brutos escolheram este álbum de 2021, mais experimental e com um repertório especial.
1. Yatra-Tá (Tânia Maria)
2. Testamento (Milton Nascimento e Nelson Angelo) | Participação especial: Mônica Salmaso
3. Mistérios (Joyce Moreno e Maurício Maestro)
4. De sábado pra Dominguinhos (Hermeto Pascoal)
5. Milagreiro (Djavan)
6. A vida do viajante (Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil) | Participação especial: Renato Braz
7. Beiral (Djavan)
8. Olha Maria (Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Chico Buarque)
9. Vicente Chegou (Salomão Soares)
10. Para Lennon e McCartney (Fernando Brant, Lô Borges e Márcio Borges)
11. Leão do Norte (Paulo César Pinheiro e Lenine)
terça-feira, 22 de julho de 2025
Fabiano do Nascimento - Dança dos Tempos (2015)
"Desde o início de julho de 2020, quando o vídeo de sua apresentação foi publicado no canal da NPR Music, Fabiano do Nascimento passou a integrar o time de artistas brasileiros que participaram da célebre série Tiny Desk Concert – ele se junta a Rodrigo Amarante, Liniker e os Caramelows, Danilo Brito, Jovino Santos Neto Trio e Luisa Maita. Feita em casa e de tela dividida com outros músicos, a performance do violonista é descrita pela rádio de Washington como hipnótica e transcendental, uma amálgama de Afro-Brazilian jazz, folclore, bossa-nova e samba." (Monkeybuzz) Este é seu primeiro álbum solo, em que interpreta mestres como Villa-Lobos, Hermeto Pascoal, Baden Powell e Dilermando Reis.