quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Lançamento: Fernando Maranho - Crimideia (com entrevista!)



Fernando Maranho, guitarrista e parceiro de composições de Tatá Aeroplano nas bandas Cérebro Eletrônico e Jumbo Elektro, lança hoje o seu segundo álbum solo, Crimideia. As nove composições inéditas passeiam por estilos musicais diversos, do rock ao eletrônico. A viagem sonora se inicia com Cabeça na Terra, cuja letra é inspirada na obra do líder indígena e escritor Ailton Krenak e conta com a participação do amigo Fernando TRZ (Liniker, Cérebro Eletrônico) nos teclados. Segundo o músico, "o disco segue por caminhos de reflexão sobre o momento atual do planeta, flerta com uma certa nostalgia em momentos pontuais, exercita a memória de um futuro que não existiu, traz reflexões e fragmentos de memória pessoais que se confundem com ficção e se encerra com a canção que deu nome ao trabalho, Crimideia." O disco foi gravado com Gustavo Souza (Cérebro Eletrônico) na bateria  e João Velhote (Patife Band) no baixo. A mixagem e master foram feitas pelo Renato Cortez (Cérebro Eletrônico). Leia entrevista exclusiva a'Os Brutos Também Ouvem:

O que significa "Crimideia"?
— É uma palavra em Novilíngua, idioma fictício do livro clássico 1984, de George Orwell, que significa a criminalização do pensamento. O tema vêm à tona no momento onde observa-se o retorno gradual do autoritarismo e a consequente tentativa de depreciação da cultura e da diversidade em escala global.

— Fale mais sobre o álbum. 
— Uma das coisas que eu mais gosto nesse disco é a questão da diversidade. Eu acho que um disco pode, sim, ter várias histórias, texturas, ambiências e até mesmo estilos musicais diferentes. Por que não? Crimideia segue essa linha, assim como o meu primeiro disco solo. O primeiro single, 1980, é uma parceria muito legal com o poeta Daniel Perroni Ratto. A minha irmã fez um clipe só com cenas da gente criança nos anos 80 a partir da coleção de VHS da família e as pessoas têm curtido muito. Conceitualmente, o disco tem 2 lados. O lado A eu chamo de mais alternativo, e o lado B, mais rock. Eu convido as pessoas a fazerem, portanto, algo que está um pouco fora da moda que é escutar na sequência e perceber as mudanças de estação.

Fernando Maranho, Gustavo Souza e João Velhote

 Quais são suas principais influências musicais?
— Por mais que a minha sonoridade seja muito voltada pro som alternativo dos anos 80 e 90, eu desde pequeno sempre gostei muito de ouvir rádio e meus pais tinham muitas coletâneas em vinil o que, de certa forma, traz essa característica diversa para o meu som. Diversos discos fizeram a minha cabeça ao longo dos anos mas, talvez, o mais emblemático seja o Mellon Collie and The Infinite Sadness, dos Smashing Pumpkins. 

— O que você ouve e curte hoje?
— Eu escuto de tudo, mesmo. E ouço muita música, todos os dias... Vou pegar aqui o que ouvi hoje, como exemplo: Jards Macalé, Johnny Marr, Juçara Mara, Killing Joke, Sam Fender, Weezer e por aí vai, e vai...

— Postamos aqui no blog no início de 2014 o álbum "Vamos pro Quarto", do Cérebro Eletrônico, que tem parcerias incríveis suas com Tatá Aeroplano, como "Um Brinde aos Pássaros" e "Libertem os Faunos". Como foi sua participação no disco?
— O Vamos pro Quarto foi feito de forma bem coletiva. Fiz um trabalho grande de decupagem das nossas jams e organizei de certa forma estruturalmente algumas canções. Libertem os Faunos é uma, em especial, que eu sugeri uma letra e melodia inicial. As demais letras são de autoria do Tatá. O Vamos pro Quarto é meu disco favorito de todos do Cérebro. Adoro.

Contatos 

Faixas:
1. Cabeça na Terra
2. Serpentes
3. 1980
4. Singularidade
5. The Sun, The Sum
6. I'm an Alien
7. Retrofuturista
8. Teu Sal
9. Crimideia

Baixe aqui.









Nenhum comentário:

Postar um comentário