domingo, 12 de setembro de 2021

Entrevista - Elaine Anunan


A cantora, violonista, arranjadora e produtora Elaine Anunan, natural de Belo Horizonte, está celebrando 25 anos de carreira musical! Na trajetória, incontáveis shows e eventos nas capitais da Região Sudeste e interior mineiro. Além da carreira solo, foi líder e cofundadora da banda Voz e Cordas e tem participação atual no grupo feminino Harém da Imaginação. Elaine Anunan gravou o CD Toda Cor, Toda Luz, com Daniella Borges, interpretando diversos compositores mineiros. Sua estreia nas plataformas digitais veio agora com dois singles autorais: A Manhã Que Eu Perseguia, cujo clipe pode ser conferido abaixo e com a canção Rita Lee Faz Bem à Saúde, segundo lançamento, que teve ótima resposta. O próximo passo é o lançamento do EP intitulado “Elaine Anunan”, com as duas canções já lançadas e mais duas inéditas, todas compostas e gravadas em 2020. Os arranjos são de Márcio Monteiro, que também toca quase todos os instrumentos (bateria, baixo, teclado, guitarra, percussão). Elaine toca violão em A Manhã Que Eu Perseguia e a ainda inédita Edição de Aniversário tem Fábio Formiga nos teclados. A data do lançamento nas plataformas será no próximo dia 24 de setembro. Para seguir a artista, que tem na MPB e no pop rock suas veias principais, acesse: Instagram, Facebook, YouTube, Spotify. Para acessá-la no Deezer, Amazon Music, Apple Music, YouTube music, digite Elaine Anunan.

Bem-vinda a'Os Brutos Também Ouvem!! 
— Olá!! Muito legal a proposta deste blog maravilhoso!

— Quais são suas principais influências musicais?
— Posso dizer que sou bem influenciável: gosto do bom e velho rock and roll, Beatles, Stones, da folk music que me trouxe James Taylor e Bob Dylan. Adoro vozes, principalmente as americanas e inglesas como Donna Summer, Aretha Franklin, Adele, Amy Winehouse, Sam Smith e tantas da dance music, da música pop, indie, jazz, bossa nova, samba e MPB. Namoro com diversos estilos.

 O que você está mais ouvindo e curtindo hoje? 
— Harry Styles, Letrux, Chico Chico, Ed Sheeran, Lorde, Gal Costa, Gil, Caetano, Rita Lee, Adriana Calcanhotto...hoje chegam muitas novidades, diariamente, e é muito fácil você ouvir coisas novas e curtir. Venho de uma cultura de tocar em festas...daí, acho que isso me influencia muito. Curtindo Dua Lipa e esse duo com Elton John, por exemplo. Pode até ser algo passageiro, mas me pega.

 Os Brutos surgiram como uma luz no fim do túnel diante da banalidade musical (sem preconceitos, mas é real) que tomou conta do rádio e tv. Mas a boa música está aí nos meios digitais. Você acredita que já dá pra competir com o "mainstream"? 
— No meu caso, acho que ainda é cedo. Mas temos pop, rock e samba da melhor qualidade. É um caminho diário. Não é simplesmente lançar que a coisa acontece...confesso que estou aprendendo muito com todo este processo que ficou no digital. Fico imaginando como era antes dele. Hoje é DIY total!

— Fale um pouco sobre as duas músicas que vc lançou, "A Manhã Que Eu Perseguia" e "Rita Lee Faz Bem à Saúde". E dê uma dica sobre o que podemos esperar do EP que vc vai lançar no dia 24. 
— A Manhã Que Eu Perseguia foi a primogênita, a mais poética, talvez. Fala do momento em que esta pandemia se tornou a minha PANDEMIGA, pois foi e está sendo um período muito frutífero, de redenção, de redescoberta e de descoberta de outros caminhos. A criação dela passou pelo que chamo de vinda de um período sabático obrigatório... eu já andava insatisfeita com o bloqueio da energia criativa que o meu trabalho sofria. Mas sozinha em casa, sem perspectiva alguma em trabalho, nesse contexto, ela veio. Veio como a manhã que eu perseguia, como a chance única de fazer algo diferente, de encerrar apegos e ciclos, de descobertas. A produção do clipe da canção foi também outra proposta que fluiu, graças a uma equipe maravilhosa e reduzidíssima, por causa da limitação de orçamento e das medidas de prevenção do covid. Rita Lee Faz Bem à Saúde já foi o reconhecimento da importância de Rita na minha vida, no meu trabalho, no quanto ela me abriu a mente quando a conheci na minha adolescência. Compus a canção quando estreei a minha primeira live no YouTube, cujo tema foi Rita Lee. Mandei para Marcinho Monteiro, o produtor musical responsável pelo trabalho de todas as faixas que gravei. Quando ouvi, me encantei e vi que valeria a pena lançá-la. O EP terá, além delas, mais duas inéditas: Edição de Aniversário e Samba da Histeria. Ele estará em todas as plataformas digitais.



Um comentário: